Economia Local

Em termos económicos, Santa Bárbara beneficia das suas excelentes condições geográficas para o seu desenvolvimento. A construção civil, a agricultura, a pesca e o comércio são as principais actividades dos mais de 1500 habitantes da freguesia. Um número que tem vindo a decrescer e que está relacionado com a procura de outras paragens, no estrangeiro mas dentro do próprio país também.

Actividade a potenciar na povoação é ainda o turismo. E aqui se referem as magníficas paisagens naturais que se pode encontrar por terras de Santa Bárbara.

Como referia uma publicação local: “Todos os lugares são pontos de impressionante beleza de que o turismo futuro do concelho não se pode alhear. Uns debruçados sobre o mar, como em recolhida meditação, outros mais recatados entre hortas e vinhedos, todos atraentes e inesquecíveis. Porto Dinheiro, Ribamar, Marquiteira, Casais de Santa Bárbara, Fonte de Lima, Pregança e Ventosa têm incontestavelmente, ridentes épocas a conhecer, para o que concorrerá a sua privilegiada situação(…)”.